Page archived courtesy of the Geocities Archive Project https://www.geocitiesarchive.org
Please help us spread the word by liking or sharing the Facebook link below :-)


Artigos Publicados

 

Windows x Linux

Artigo Publicado na Revista NetWork Technologies, Vol. 01, nº. 01, no ano de 2003.

Pesquisa sobre o acesso a computadores e/ou internet por alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental - Comparação entre a rede pública e particular de ensino

Artigo Publicado e apresentado no 1º Encontro de Tecnologia da América Latina no ano de 2004.

A informática como ferramenta de aprendizagem no Ensino Fundamental

Trabalho de Monografia apresentado como requisito para conclusão do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação no ano de 2005.

 

 

Windows x Linux

Resumo

Um sistema operacional, por mais complexo que possa parecer, é um conjunto de rotinas executadas pelo processador, como um outro programa. Sua função principal é controlar o funcionamento do computador, como um gerente dos diversos recursos disponíveis no sistema. Após apresentar o conceito básico do que é, e quais as funções básicas de um Sistema Operacional, apresentaremos os sistemas operacionais mais utilizados nos dias de hoje: Linux e Windows, mostrando suas características principais quanto à estabilidade, escalabilidade, robustez, custo, vantagens e desvantagens, possibilitando, assim, realizar um comparativo entre esses sistemas. Esse estudo é fundamental para a escolha de uma plataforma, pois deve-se considerar, além do preço do hardware e do sistema operacional, também o preço de softwares adicionais, serviços e suporte para poder operar toda essa estrutura.

Palavras-chave

Windows; Linux; Diferenças; Vantagens; Teste de desempenho



 

Pesquisa sobre a utilização de computadores e/ou internet por alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental - Comparação entre a rede pública e particular de ensino

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a diferença (se existe) entre alunos do ensino particular e alunos do ensino público municipal no que se refere ao acesso a computadores, na escola ou em casa.
Referindo-se ao ensino particular, pode-se também analisar qual a facilidade de acesso à internet para a execução de trabalhos escolares (pois sabe-se que há um grande número de trabalhos exigidos, os quais devem ser pesquisados na internet).
Com base nessa pesquisa pode-se também calcular o índice de crianças que possuem computador e/ou internet, e nunca os utilizaram devido à intervenção dos pais.

Palavras-chave

Ensino, Rede Pública; Rede Particular; Diferenças.

 

 

A informática como ferramenta de aprendizagem no Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo orientar com informações que sejam realmente relevantes a todos os profissionais que atuam na área da educação para crianças. E para tal foram abordados os seguintes temas: a Informática na Educação, enfocando a Informática e o contexto educacional. Análise e seleção de softwares usados na educação frente uma proposta pedagógica que busca garantir melhores resultados. Abordagem interdisciplinar no uso da Informática na educação. Algumas reflexões e/ou cuidados que devem ser observados ao se elaborar um projeto pedagógico utilizando a Informática. A problemática atual que o uso da Informática na Educação para crianças está enfrentando no ambiente educacional. Além destes temas, o trabalho também dispõe sobre alguns exemplos de software e suas aplicações.

Palavras-chave

Informática, Educação e Crianças.

 

1