Page archived courtesy of the Geocities Archive Project https://www.geocitiesarchive.org
Please help us spread the word by liking or sharing the Facebook link below :-)


Algumas pessoas conhecidas com o Patronímico Müller

Em construção!

Andreas Möller - Andreas Möller nasceu em 02 de setembro de 1967, em Frankfurt. Jogador de futebol, meio campo. Möller foi campeão do Mundo pela seleção na Copa da Itália em 1990, e da Europa em 1996. Disputou as copas de 1994 e 1998,  e ainda a Eurocopa de 1992. Atuou no Eintreich Frankfurt, Borussia Dortmund, Schalke 04. Pela Juventus de Turim foi campeão da Copa da UEFA em 1993, e pelo Borussia Dortmund venceu da Liga dos Campeões em 1997;

Armin Müller-Stahl - nascido em 17 de dezembro de 1930, em Tilsit, na Prússia. Ator com imensa filmografia.Disponível em <<http://us.imdb.com/name/nm0000090/>>

Dieter Müller - Jogador de futebol, nascido em 01 de abril de 1954, jogou pelo Cologne FC, VfB Stuttgart, Saarbrucken F.C.Pela seleção alemã, foi o artilheiro da Eurocopa de 1976, quando a seleção da Alemanha Ocidental perdeu a final para a Tchecoslováquia, nos pênaltis, após ter empatado em 2x2 no tempo normal e na prorrogação.

Gerd Müller - O futebol e o sobrenome Müller, são coisas bem populares na Alemanha. Quem tem os seus quarenta anos ou mais, lembra-se muito bem dele. Ronaldo, o fenômeno quer superá-lo na Copa do Mundo deste ano. Gerhard Müller, ou simplesmente Gerd Müller. 

 Ele é o maior artilheiro de todas as copas.

 

O alemão Gerd Müller é o jogador com mais gols marcados em Mundiais, 14 gols. No segundo lugar está o francês Juste Fontaine, que marcou 13 em apenas uma presença. Gerd Mülller, nasceu em 03 de novembro de 1945, em Nördlingen, Baviera. Ainda jovem, deixou os estudos para dedicar-se ao futebol, sendo a sua primeira equipe o TSV Nördlingen. 

Em 1864 foi contratado pelo Bayer de Munique. Gerd Müller, o goleiro Sepp Maier e Franz Beckenbauer, formaram um trio que levou o Bayern de Munique as maiores glórias de sua história, nos anos seguintes.Como jogador da seleção da Alemanha Ocidental, em 1970,  foi o artilheiro da Copa do México, com dez gols (quando a seleção da Alemanha Ocidental chegou em Terceiro Lugar) e ganhou a Bola de Ouro da Europa ( recebeu o título de  melhor jogador europeu do ano). Com a seleção alemã, venceu a Eurocopa de 1972, na Bélgica.

 

No auge da carreira, anos 70.

E atualmente.

Dois anos mais tarde foi campeão mundial com a Alemanha, com uma vitória de virada sobre o "carrossel holandês"( seleção da Holanda, sensação daquela copa). No final de sua carreira, foi jogar futebol nos Estados Unidos, e depois de permanecer alguns anos por lá, regressou à Alemanha para assumir o cargo de treinador do Bayern em 1995.

Foi inspirado nele, que Luís Antônio Corrêa da Costa, jogador do São Paulo e da seleção brasileira, companheiro de Careca e outros jogadores do time campeão mundial interclubes, adotou o apelido pelo qual é mais conhecido: "Müller".

-----------

Hansi Müller

Hansi, ou Hans Müller nasceu em Stuttgart, em 27 de julho de 1957. Jogou na Bundesliga de 1977 a 1982, defendendo o VfB Stuttgart, jogou ainda pela Inter de Milão e F.C. Tirol. Disputou pela seleção da Alemanha Ocidental, as Copas de 1978, na Argentina e de 1982, na Espanha. Também pela seleção, disputou a Eurocopa de 1980, onde a seleção alemã sagrou-se campeã.

Hansi é o Embaixador da cidade de Stuttgart para a Copa do Mundo da Alemanha em 2006.

----------------------

Hermann Joseph Müller - Geneticista, nascido em Nova York a 21 de dezembro de 1890 e falecido em 05 de abril de 1967.Neto de imigrantes alemães da Renânia, emigrados para os Estados Unidos em 1848. Prêmio  Nobel de Medicina em 1946

Johann Ludwig Wilhelm Müller - Poeta, nascido em Dessau a 07 de outubro de 1794 e ali falecido a 01 de outubro de 1827.Estudou em Berlin, e participou das Guerras contra Napoleão Bonaparte.Entre seus poemas está "Die Schöne Müllerin".

Max Müller - Friedrich Max Müller, filho do poeta Johann Ludwig Wilhelm Müller, nasceu em Dessau a 06 de dezembro de 1823. Foi para a Inglaterra em 1846. Philogista e Orientalista, deixou uma vasta coleção literária. Primeiro Professor em Oxford de Teologia Comparativa. Faleceu em 28 de outubro de 1900.

Paul Hermann Müller - Químico suíço, nascido a 12 de janeiro de 1889 e falecido a 12 de outubro de 1965. Prêmio Nobel em Medicina em 1948 por seus trabalho de descoberta em 1939 do inseticida DDT.

 

No Brasil

Filinto Müller

A Família Müller de Mato Grosso, tem suas origens em Mecklemburgo, no norte da Alemanha. O avô de Filinto, o médico obstetra alemão  Augusto Frederico Müller, chegou a Cuiabá em 1843, e ali casou com Gertrudes Adelaide Delfina Ravin. Ele faleceu aos 33 anos de idade.Tiveram dois filhos: Frederica, também falecida precocemente e  Júlio Frederico Müller, que foi prefeito de Cuiabá por várias vezes durante a República Velha. Os netos Fenelon e Júlio Müller foram interventores federais no Estado durante o primeiro governo de Getúlio Vargas.

 

Filinto Strubing Müller nasceu em Cuiabá, Mato Grosso, a 11 de junho de 1900. Militar, ingressou na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, em 1919.Por ter participado de movimentos revolucionários, esteve exilado na Argentina. Retornou ao Brasil em 1927, ficando preso cerca de 2 anos.Participou do movimento político-militar que pôs fim à República Velha e levou Getúlio Vargas ao poder em 1930, sendo nomeado oficial de gabinete do Ministro da Guerra, General Leite de Castro. Em seguida, foi secretário do interventor federal em São Paulo, João Alberto. Em 1933 foi chefe de Polícia do Distrito Federal.

Por diversas vezes foi acusado de promover prisões arbitrárias e utilizar-se da tortura no trato aos prisioneiros. Ganhou repercussão internacional o caso de Olga Benário, militante comunista e mulher de Luís Carlos Prestes. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Niterói, Rio de Janeiro, em 1937. Com  aproximação do Brasil dos países aliados durante a seguinte, foi afastado da chefia da polícia e posteriormente nomeado oficial de gabinete do Ministro da Guerra. Foi um dos fundadores do Partido Social Democrata, em 1945. Foi Senador pelo Mato Grosso em 1947, 1955, reelegendo-se em 1962 e 1970, já no período do regime militar. No ano de 1973 atingiu a Presidência do Senado. Faleceu em Paris, em 1973, em decorrência de um desastre aéreo.

Filinto no período do Governo Vargas

 

--------------------

Fritz Müller

 Johann Friedrich Theodor Müller, conhecido por Fritz Müller,  nasceu na cidade de Windscholzhausen, perto de Erfurt, Alemanha, em 31 de março de 1822. Obteve o título de Doutor em Filosofia na Universidade de Berlim em 1844.De 1845 a 1848 ele estudou Medicina na Universidade de Greifswald,  ocasião em que como estudante participou da revolta popular de Dresden, em 1848.

Fritz emigrou para o Brasil juntamente com seu irmão, em 1852, a bordo do Navio Floretin, desembarcando em São Francisco do Sul. Já na Colônia Blumenau ele se estabeleceu e trabalhou como colono.

De 1856 a 1867 foi lecionar matemática no Liceu Provincial de Desterro, atual Florianópolis .

 

 

 

Nessa época trabalhou também para o governo da província, como naturalista, até 1876, quando o Museu Nacional o contratou como naturalista-viajante, cargo que ocupou até 5 de junho de 1891, após a implantação do regime republicano. Em Desterro ele fez pesquisas zoológicas relativas a animais marinhos e também realizou observações sobre plantas.

A doutrina de Darwin (com quem Fritz manteve uma longa troca de informações através de cartas) teve defensores como Thomaz Henry Huxley na Inglaterra, Ernst Haeckel na Alemanha, Asa Grey nos Estados Unidos e Fritz Müller no Brasil.

Fritz Müller produziu excelentes artigos científicos, os quais são fontes de consulta até os dias de hoje. Foi um dos melhores naturalistas de campo do século XIX.

Houve continuidade do patronímico Müller em sua família apenas por parte de seu irmão. Seu único filho homem faleceu ainda criança.


O Dr.Fritz Müller faleceu em Blumenau, Santa Catarina, em 21 de maio de 1897.

 

 

O biólogo Fritz Müller

 

 

 

Lauro Severiano Müller

     Lauro é filho do casal de imigrantes Pedro Müller e Anna Michels, originários da Renânia, e estabelecidos inicialmente na Colônia Santa Pedro de Alcântara.  Pelo lado materno, era primo de Felipe Schmidt, também militar e político catarinense. Engenheiro Militar, Político e Diplomata. Lauro nasceu em 8 de março de 1863, na Vila do Santíssimo Sacramento do Itajaí. Iniciou seus estudos na terra natal. Mais tarde, foi para o Rio de Janeiro, e após breve período no ofício de comerciante, ingressou na vida militar.

 --------------------

 

     A sua carreira pública começou em 1889, quando recebeu do Marechal Deodoro da Fonseca a incumbência de organizar a província transformada em Estado de Santa Catarina. Foi depois Deputado Federal, Senador, Ministro de Estado, empreendendo grandes obras no Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas, ao tempo da presidência Rodrigues Alves.

     Em 1912, com o falecimento do Barão do Rio Branco, coube a Lauro Müller ocupar o Ministério das Relações Exteriores, cargo no qual se manteve até 1914, quando em função da Primeira Guerra Mundial, decidiu-se afastar do Ministério.

     O maior empenho de Lauro Müller no Ministério das Relações Exteriores consistiu em aproximar o Brasil com as nações da América.Como militar, atingiu o posto de General de Divisão.

     Foi Doutor em Leis, título concedido pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos. Faleceu no Rio de Janeiro, em 30 de julho de 1926, e é considerado o maior dos políticos catarinenses.

 

O Senador Lauro Severiano Müller

 

Fontes de Consulta:

* Júlio Müller, um Grande Estadista. Jucá, Pedro  Rocha. Ed. Memórias Cuiabanas, Cuiabá, 1998;

* Dicionário Político Catarinense, Piazza, Walter Fernando.Florianópolis, edição da Assembléia legislativa do Estado de Santa Catarina, 1985.

* Pequena História de Itajaí. D Ávila, Edson.Edição da prefeitura Municipal de Itajaí - SC, 1982

* Centenário de Blumenau, 1852- 2 de setembro –1952, edição da comissão de festejos, Blumenau, 1952.

* Santa Catarina no Exército, Henrique Boiteux, Segundo Volume , Rio de janeiro, 1942, Ed. Bedeschi,

* Lauro Müller, ensaio bibliográfico (Prêmio Hélio Lobo), Marcos Konder, Publicações da Academia Brasileira, Rio de Janeiro, 1953

* Biografia de Filinto Müller, Fundação Getúlio Vargas, FGV CPDOC. disponível em:<<http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/biografias/ev_bio_filintomuller.htm >>

* Biografias disponíveis em:<<http://de.wikipedia.org>>

 

 

voltar a página principal!

 

1