Page archived courtesy of the Geocities Archive Project https://www.geocitiesarchive.org
Please help us spread the word by liking or sharing the Facebook link below :-)


 

Reportagens 2006


Burke Lakefront Airport - Ohio

 

Por Bobby Rahal

 

Photo by Lesley Ann Miller, USA LAT Photographic

Em 2005 a vitória foi conquistada por Paul Tracy, após Cristiano da Matta se acidentar quando liderava.

 

O Burke Lakefront Airport é um aeroporto secundário localizado junto ao centro da cidade de Cleveland, no estado de Ohio. Ele foi instalado num aterro que foi construído sobre o lago Erie, um dos grandes lagos americanos, localizado próximo a fronteira com o Canadá. A área ocupada pelo lago pertence ao estado de Ohio, mas o terreno do aterro, as instalações e o aeroporto pertencem a cidade de Cleveland.

 

Em 1942 o conselho da cidade de Cleveland aprovou um plano para a construção do aterro e a instalação do aeroporto, num local próximo ao centro da cidade onde há vários anos já aconteciam pousos e decolagens de hidroaviões.

 

O prefeito de Cleveland da época era Thomas A. Burke e em reconhecimento aos seus esforços para viabilizar a construção do aeroporto, este foi rebatizado com o nome de Burke Lakefront Airport em lugar do nome inicialmente dado de Cleveland Lakefront Airport. 

 

A construção aconteceu em várias etapas e a primeira pista pavimentada de 5200 pés (1580 metros) só ficou pronta no verão de 1957, permitindo ao aeroporto receber mais de 100 aviões por dia, o que levou a necessidade de construir também uma torre de controle, que ficou pronta apenas em 1961. Posteriormente foi construída uma segunda pista de 6198 pés (1800 metros), que se tornou a pista principal do aeroporto.

 

A ampliação da área do aterro aconteceu durante os anos 60 e 70 e o aeroporto começou a receber vôos de linhas aéreas comerciais, o que aconteceu até o ano de 1990. A partir dali, embora ainda tenha um grande movimento de passageiros, o aeroporto opera somente com pousos e decolagens de jatos executivos, helicópteros, táxis aéreos, aeronaves militares e escolas de pilotagem. A área total ocupada é da ordem de 480 acres.

 

Infelizmente a manutenção do Burke Lakefront Airport em operação gera um prejuízo anual da ordem de 1 a 1,4 milhões de dólares, o que poderia levar ao seu fechamento, ainda mais porque a sua localização o torna sempre alvo da pressão de ecologistas e da agência de proteção ambiental americana, a EPA. Por enquanto quem está pagando essa conta é o mais movimentado aeroporto principal de Cleveland, chamado de Hopkins Airport, já que as contas desses aeroportos são convenientemente vinculadas. Mas certamente é um motivo de preocupação para o futuro e espera-se que os responsáveis encontrem  soluções para que ele não seja um dia fechado.

 

Principalmente porque esse Burke Lakefront Airport é desde 1982 o local de uma tradicional e pitoresca corrida do calendário da Champ Car: o Grande Prêmio de Cleveland. Neste ano de 2005, após a superação de muitas incertezas econômicas, felizmente teremos a vigésima quarta edição ininterrupta dessa prova,  que gera algo em torno de 25 milhões de dólares para a economia da região.

 

Assim, mais uma vez como acontece há mais de 20 anos no mês de junho ou julho, as operações do aeroporto serão suspensas durante um final de semana inteiro para que os carros mais rápidos do mundo possam disputar o Grande Prêmio de Cleveland.

 

Essa prova deve a sua existência ao espírito empreendedor de Ernie Holden, um advogado nascido em Cleveland e que teve a idéia de aproveitar o Burke Lakefront Airport para uma corrida de monopostos. Com a ajuda de Chuck Newcomb, presidente da C.K. Newcomb and Associates e organizador do National Show Air, Holden transformou seu sonho em realidade. Sendo um veterano promotor de eventos, Chuck Newcomb usou a sua influência junto a FAA (agência federal de aviação dos Estados Unidos) para obter a autorização para o uso do aeroporto e coordenou as negociações junto a Cart para a definição do circuito e para a realização das primeiras corridas.

 

O circuito temporário atualmente utilizado tem 2,106 milhas de extensão (3,389 km) e aproveita as 2 pistas principais do aeroporto e algumas das interligações entre elas, formando uma pista de corrida totalmente plana e inacreditavelmente larga nas retas. Para se ter uma idéia, a pista de 5200 pés do aeroporto tem largura de 100 pés (31 metros) e a pista de 6198 pés tem largura de impressionantes 150 pés (mais de 45 metros)!

 

Essa pista de 3,389 km é utilizada desde 1990, uma vez que de 1982 até 1989 o circuito era um pouco mais longo, com 3,812 km de extensão. Nessa época a reta de largada ainda não levava diretamente a curva 1 (cotovelo) do circuito. Havia uma chicane para a esquerda logo após a largada, então uma reta curta e se chegava no cotovelo.   

 

Embora criticada por alguns pilotos devido a excessiva ondulação do asfalto, com vários "bumps", o circuito de Cleveland é uma pista de alta velocidade onde a média horária por volta supera os 210 km/h, mas já chegou a mais de 230 km/h há alguns anos atrás, quando os carros da Champ Car eram mais potentes e havia a guerra dos motores. Além das ondulações, os pilotos precisam se preocupar em achar os pontos de tangência e de freadas corretos para fazer as curvas, já que a pista é plana e faltam pontos de referência como árvores, monumentos, construções, etc. para a orientação do piloto.

 

Ultrapassar numa corrida em Cleveland não é o problema, desde que se tenha mais carro que o adversário. Mas infelizmente no atual estágio da Champ Car, com apenas 18 carros no grid de largada e todos com o mesmo equipamento, há a tendência dos carros se espalharem ao longo da pista com o decorrer da prova reduzindo a intensidade das disputas e as ultrapassagens. Ainda mais porque Cleveland é uma pista onde bandeiras amarelas durante a prova são raras e para que aconteçam disputas seria preciso que os carros fossem reagrupados várias vezes durante a corrida.

 

A única condição crítica durante a prova é a largada, dada numa das retas de pista de aeroporto e termina numa curva fechada para a direita, um verdadeiro cotovelo. Isso significa que até uns 5 carros podem chegar juntos na entrada da curva, mas apenas 1 ou 2 conseguirão passar de cada vez. Um afunilamento que com muita freqüência provoca acidentes com eliminação de carros logo na largada da corrida.

 

Curiosidades

 

1987: Émerson Fittipaldi vence o GP de Cleveland pela primeira vez. A TV Bandeirantes transmite a corrida ao vivo para o Brasil.

 

1993: Você acha que o duelo entre René Arnoux e Gilles Villeneuve no GP da França de 1979 em Dijon Prenois foi o melhor da história do automobilismo? Pense bem, pois o duelo entre Emerson Fittipaldi e Nigel Mansell pelo segundo lugar no GP de Cleveland de 1993 foi igual a aquele ou até melhor, com várias ultrapassagens seguidas entre dois campeões do mundo de F-1!

 

1996: Gil de Ferran vence o duelo contra Alex Zanardi e conquista em Cleveland a última vitória da lendária equipe de Jim Hall.

 

1999: Juan Pablo Montoya vence em uma prova cheia de alternativas após um super duelo com Gil de Ferran, em uma corrida onde fez sol, chuva e sol novamente.

 

2000: Roberto Moreno conquista em Cleveland uma vitória suada e merecida, após 15 anos disputando corridas na categoria. Emocionante é pouco para descrever o que foi a choradeira de Moreno ao final da corrida.

 

2003: Pela primeira vez na história do automobilismo, uma grande categoria, corre em um circuito misto à noite.

 

Confira a programação (horários de Brasília, sujeita à alterações) para o fim-de-semana em Cleveland:

 

     Sexta-feira 23/06

     10:30 Portões abertos ao público.
     11:00 Treino livre da Touring Challenge.
     11:45 Treino livre da Fórmula Atlantic.
     13:00 Treino livre da Champ Car.
     15:15 Treino livre da Formula Ford 2000.
     16:00 Treino classificatório da Fórmula Atlantic (primeira corrida).
     16:30 Treino classificatório da Champ Car.
     18:40 Treino classificatório da Touring Challenge.
     19:00 Sessão de autógrafos com todos os pilotos.
     19:45 Concurso Miss Grande Prêmio de GP de Cleveland.
     20:45 Show de Alex Bevan.
     21:15 Show de Sammy Kershaw.

 

     Sábado 24/06
     08:45 Portões abertos ao público.
     09:00 Treino classificatório da Touring Challenge.
     09:45 Treino classificatório da Fórmula Ford 2000.
     10:30 Treino classificatório da Fórmula Atlantic (segunda corrida).
     11:30 Treino livre da Champ Car.
     12:45 Warm Up da Fórmula Ford 2000.
     13:15 Warm Up da Touring Challenge.
     15:00 Treino classificatório da Champ Car.
     16:30 Largada da Fórmula Atlantic (primeira corrida).
     16:45 Largada da Fórmula Ford 2000 (primeira corrida).
     18:30 Largada da Touring Challenge.
     19:30 Show de Jaded Era.
     20:00 Show de Paul Rodgers.

 

     Domingo 25/06

     09:00 Portões abertos ao público.
     09:30 Warm Up da Fórmula Ford 2000.
     10:00 Warm Up da Fórmula Atlantic.
     11:30 Warm Up da Champ Car.
     12:15 Largada da Fórmula Ford 2000 (segunda corrida).
     13:00 Largada da Fórmula Atlantic (segunda corrida).
     15:30 Largada da Champ Car
.

 

Conheça o traçado de Cleveland

 

Burke Lakefront Airport - Cleveland (Estados Unidos).

 

Todos os Vencedores de Cleveland

Ano

Piloto

País

Equipe

Chassi / Motor

2005

Paul Tracy

Canadá

 Forsythe

Lola Ford

2004

Sébastien Bourdais

França

Newman Haas

Lola Ford

2003

Sébastien Bourdais

França

Newman Haas

Lola Ford

2002

Patrick Carpentier

Canadá

Forsythe

Reynard Ford

2001

Dario Franchitti

Escócia

Green

Reynard Honda

2000

Roberto Moreno

Brasil

Patrick

Reynard Ford

1999

Juan Pablo Montoya

Colômbia

Ganassi

Reynard Honda

1998

Alessandro Zanardi

Itália  

Ganassi 

Reynard Honda

1997

Alessandro Zanardi

Itália  

Ganassi 

Reynard Honda

1996

Gil De Ferran

Brasil

Hall

Reynard Honda

1995

Jacques Villeneuve

Canadá

Green

Reynard Ford

1994

Al Unser Jr.

Estados Unidos 

Penske

Penske Ilmor

1993

Paul Tracy

Canadá

Penske

Penske Chevrolet 

1992

Emerson Fittipaldi

Brasil

Penske

Penske Chevrolet 

1991

Michael Andretti

Estados Unidos 

Newman Haas

Lola Chevrolet 

1990

Danny Sullivan

Estados Unidos 

Penske

Penske Chevrolet 

1989

Emerson Fittipaldi

Brasil

Patrick

Penske Chevrolet 

1988

Mario Andretti 

Estados Unidos 

 Newman Haas

Lola Chevrolet 

1987

Emerson Fittipaldi

Brasil

Patrick

March Chevrolet 

1986

Danny Sullivan

Estados Unidos 

Penske

March Cosworth

1985

Al Unser Jr.

Estados Unidos 

Shierson

Lola Cosworth 

1984

Danny Sullivan

Estados Unidos 

Shierson

Lola Cosworth 

1983

Al Unser 

Estados Unidos 

Penske

Penske Cosworth

1982

Bobby Rahal

Estados Unidos 

Truesports

March Cosworth

 

Voltar


 

Copyright© 2005 Champ Car Brasil.

1