Page archived courtesy of the Geocities Archive Project https://www.geocitiesarchive.org
Please help us spread the word by liking or sharing the Facebook link below :-)


Prepare sua garagem seu Carro
 0Km já chegou!!!

"Quero Meu Zero">Prepare sua garagem seu Carro 0Km já chegou!!!"

clique aqui!

by Banner-Link

Webmaster: Cereni Oliveira

1

ESTADOS DO BRASIL

O Brasil, este país rico em biodiversidade (vida de todos os tipos). Posso afirmar que até hoje  se aplica o que disse Pero Vaz de Caminha em sua carta a Portugal lhes informando sobre a descoberta desse nosso País Maravilhoso: “-Aqui se plantando tudo dá”.

             Composto por 26 Estados, 05 regiões, Norte, Nordeste, Sudeste, Centro Oeste e Sul, cada qual com suas qualidades, seus atributos, formando um conjunto sem igual.

            Destaco aqui o que mais gosto em cada uma delas, sem desmerecer as outras, que por sinal são muitas para descrever em curto espaço de tempo. No Norte a Amazônia com sua flora e fauna sem igual, considerada o pulmão do mundo ao fornecer o oxigênio e a maior reserva de água doce. Do Nordeste se fala da seca, mas devo reconhecer que o maior atributo é o vigor do nordestino que com seu Amor pelo pedaço de chão sempre sai vitorioso. Lá também temos o arquipélago de Fernando de Noronha, paraíso das aves. No Sudeste temos o Rio de Janeiro que continua belo, São Paulo a cidade que não descansa, está sempre crescendo. No Centro Oeste, temos Nossa Capital Brasília que tem o poder em nome do povo. Devo aqui abrir parênteses (O povo é a alavanca da democracia, por isso deveria escolher melhor o ponto de apoio, ou seja, seus representantes). Campo Grande capital do Mato Grosso, celeiro das sementes. E no Sul, Porto Alegre, Curitiba e esta potência que é nosso Estado, destacando Florianópolis a ilha do amor, Chapecó terra do frango e do suíno, Xanxerê de onde falo, reduto do milho, Curitibanos capital do Alho, Blumenau Octoberfest, São Joaquim capital da maça. Quem teve oportunidade sabe quanto é bela a serra do Rio do Rastro, Içara capital do mel e Criciúma capital da hulha, do carvão o diamante negro que proporciona a energia elétrica. 

            Estados do Brasil, não importa de qual você é, importante é que amemos e sejamos gratos a nossa pátria querida onde riquezas estão em toda parte:

Temos artistas e arte;

Temos participação na exploração do espaço

E nosso minério o aço, é inigualável.

Nos mares do Sul ao Norte

Temos praias e gente bela e forte.

Eu amo ser brasileiro! É preciso assumir que o Brasil não é vários estados, ele é um Estado inteiro.

Nosso país, é uma mina de ouro e diamante.

Não tem quem venha aqui que não se encante.

Temos problemas, claro que temos.

Temos tristezas, sofremos,

Mas a pedra no caminho é que faz com que cresçamos, Um pequeno obstáculo faz a diferença entre tentar algo ou ficar esperando a ajuda.

Como diz o mito da caverna, do filósofo Platão. Havia um grupo  de homens que moravam em uma caverna, ninguém se atrevia a sair, ir até lá fora, porque quem o fazia ficaria louco, voltaria dizendo coisas inacreditáveis, mas como sempre tem quem o faça. Um deles saiu e não regressou.

Quem ficou na caverna não ficou sabendo da verdade sobre a luz, sobre o mundo aqui fora. Assim é a vida, somente quem tenta outro rumo, saberá se é possível  mudar a vida atual.

Mas voltando ao Brasil, Gonçalves Dias, nosso poeta brasileiro em seus versos, Canção do Exílio,  Portugal 1843 diz:

Minha terra tem palmeiras

Onde canta o sabiá

As aves que aqui gorjeiam

Não  gorjeiam como lá.

Vejam amigos que nossa terra sempre foi encantadora e fico feliz de poder comentar: Devemos amar nosso Brasil, para que nossos filhos tenham orgulho de estar aqui.

  Dicas de segurança:

Tratamento de Queimaduras

O calor extremo provocado pelo fogo, líquidos quente, metal ou material aquecido, explosões, produtos químicos (ácidos e bases), eletricidade e a radiação do sol podem causar queimaduras.

O que fazer quando ocorrer uma queimadura:

- Pare o processo de aquecimento.

- Remova o calor.

- Não aplique nenhum produto sobre a queimadura.

- Chame o Corpo de Bombeiros: 193 (Se for grave)

- Remova toda a roupa queimada. A roupa pode reter o calor e causar os ferimentos mais profundos. Se a roupa aderir à pele, corte ou rasgue em torno da área aderente.

- Se a queimadura for superficial, aplicar água corrente sobre a área queimada por 10-15 minutos.

- Se formar bolhas ou feridas deve ser procurado auxílio médico. Não perfure, pois a pele está protegendo para evitar uma infecção.

- Se a causa da queimadura for elétrica, deve-se ter certeza que a fonte elétrica foi desligada para ajudar a vítima.

Como diz a frase do Bombeiro de Araranguá: “as pessoas confiam em nós e nós confiamos em Deus". 

O incêndio e acidente ocorrem onde à prevenção falha.

Matéria veiculada na Rádio Hulhanegra em 10 de julho de 2004.

Autor: Cereni Alves de Oliveira

Para entrar escolha o assunto e click
Click aqui Poesias! Click aqui Críticas!  
Poesias  Críticas  HOME