Page archived courtesy of the Geocities Archive Project https://www.geocitiesarchive.org
Please help us spread the word by liking or sharing the Facebook link below :-)


BIONÉTICA

NINGUÉM NUNCA FOI TÃO LONGE

Copyright© 2001 - 2007 Bionética - Todos os direitos autorais reservados.

Como Mestrar

Ética à Mesa




O COMO MESTRAR RPG

Procure encorajar os jogadores inexperientes e parabenizar – quem quer que seja – por boas jogadas e não só por isso, mas o mais importante, por boa interpretação (mas não se esqueça de jamais elogiar demasiadamente ou de menos).
Tente – ao máximo – não trapaceara, apesar de que quando o Mestre rouba, não se chama roubar e sim “adaptar a regra”. A palavra do Mestre é sempre a opinião unânime, mas lembre-se que as regras existem para evitar enganos e desavenças. Isso ajuda ao jogador manter respeito pelo Mestre.

Seja o mais flexível possível, mas sem se tornar submisso. Por exemplo: não permita chantagens de jogadores que dizem parar de jogar caso determinada coisa que eles querem que aconteça, não aconteça.

Evite jogar em locais aberto, afinal, você já sabe que o RPG não é um jogo de muito boa fama. Para os que observam é estranho ver uma roda de pessoas conversando e fazendo gesticulações, imitando vozes, falando de espaço-naves e jogando búzios (ou melhor, dados, mas muitos não sabem disso). Nunca se sabe o que vai-se passar na cabeça de um observador, por via das dúvidas, procure jogar em locais fechados, mas nem tanto, para que não haja aqueles que acusem o RPG de ser um jogo que enclausura e faz os jogadores se enfurnarem no quarto – geralmente um bando de homens e uma única menina – por horas e horas afio.

O texto é um tanto grande e então creio que seja melhor enviar-lhes em forma de apostila. Entre em contato conosco e nós lhe enviaremos as dicas ideais para ser um bom Mestre. Se você acha que ser um bom mestre é deixar os personagens com os bolsos cheios de dinheiro e vitoriosos em tudo, você precisa mesmo desta apostila. Aguardo o seu contato.

LEONARDO ZEGUR
Bionética

 

Não sabe o que mestrar?

Todo Mestre – e não adianta negar – sente, de vez em quando, aquela sensação de vácuo, aquela coisa de “o que vou mestrar hoje?”. Sempre acontece, dá um blecaute, e aí, o que mestrar? Neste caso quem acaba pagando o pato são sempre os jogadores que terminam por realizarem missões do tido: estender as roupas no varal.

Neste caso oferecemo-lhes uma solução: história prontas. Porque não? Estas histórias foram jogadas e selecionadas pela nossa equipe de playtest, o que garante uma boa diversão para você que joga-la. Aproveite e entre na nossa seção de downloads e escolha uma...

LEONARDO ZEGUR
Bionética

  DOWNLOAD
 
 
 
 
 
1