Page archived courtesy of the Geocities Archive Project https://www.geocitiesarchive.org
Please help us spread the word by liking or sharing the Facebook link below :-)


BIONÉTICA

NINGUÉM NUNCA FOI TÃO LONGE

Copyright© 2001 - 2007 Bionética - Todos os direitos autorais reservados.

Bionética O O QUE É BIONÉTICA

Antes de conhecer a respeito do Bionética, é importante saber que este jogo de Leonardo Zegur não tem conteúdo Open Game. Nenhuma parte deste trabalho pode ser reproduzida sobre qualquer forma sem permissão por escrito. A logomarca do Bionética é marca comercial registrada, propriedade de Leonardo Zegur assim como todos os personagens, nomes e características. Este material esta protegido pela Lei de Copyright e por isso é terminantemente proibido a reprodução ou utilização não autorizada dos materiais ou ilustrações aqui contidos sem a permissão por escrito de Leonardo Zegur. Qualquer semelhança com lugares, pessoas ou organizações reais é mera coincidência, pois este produto é obra de ficção.

Este jogo não foi feito para qualquer um. Com o tempo você perceberá que tal obra é direcionada à pessoas freqüentemente criativas, intuitivas e muito inteligentes. Isso inclui pessoas com dificuldade em seguir caminhos pré-estabelecidos, em proceder de forma "apropriada". Pessoas de humor lábil e auto-observadoras. Pessoas com baixa inibição latente cuja incapacidade de ignorar estímulos sem importância os torna mais receptível a estímulos do mundo em seu redor ou os ignoram menos. O grupo de pessoas a qual é criado este livro envolve estes com transtorno bipolar, que é mais comum entre os artistas e sensíveis do que na população geral. Este livro não desenvolve a inteligência tradicional, contudo, antes concerne a inteligência emocional, que segundo a psicologia é um tipo de inteligência que envolve as habilidades para perceber, entender e influenciar as emoções. Tem haver com o sentido, com uma nova visão, uma perspectiva diferente. Assim como Bionética, se você aqui esta lendo, compreendendo e interagindo com este mundo, é porque você é diferente como esta obra e é por isso que ela o toca. Seja bem vindo a Bionética!

Bionética é um jogo de Roler Play Game criado a partir de uma fantasia futurista. Fantasia esta obstante de tudo o que se pode conceber na imaginação. Esqueças os clichês e os clássicos cenários futuristas, aqui existe uma realidade completamente distinta. Baseado em especulações e teorias reais, se foi construindo todo o cenário, criaturas e ambientação do jogo. A realidade é como nós a enxergamos, e Bionéticaé uma nova realidade, uma nova perspectiva de visão do futuro. Venha conhecer este fantástico jogo e testar os limites da sua imaginação, porque até agora, ninguém nunca foi tão longe.

Bionética. Tudo aquilo que esta além do mais distante que já se foi capaz de alcançar. É definido como um jogo futurista, mas esta obstante disso, muito além do futuro. Isso é Bionética. O avanço absurdo da tecnologia reduziu a evolução social, mas tornou o ser humano uma criatura perfeita. Agora são conhecidos como novos-humanos e imperam uma galáxia onde seres eletrônicos se fundem com biológicos, onde a linha do tempo já não nos aprisiona mais e o espaço é flexível como uma folha de papel. Porém o mais interessante é que enquanto se viaja nesse universo, você recebe milhões de informações que te enriquecem os conceitos. Bionética trata de conscientização da desigualdade abordando temas do gênero.


Outrora, nas colônias (estações-espaciais), habitavam os cidadãos que provinham de famílias ricas. Estas pessoas temiam estarem – devido a guerra – geneticamente incorretas, por isso, criaram laboratórios de alta-tecnologia onde geravam – em úteros artificiais – novas vidas humanas. A geração de cidadãos que provinham de famílias ricas, morreram e quem passou a habitar as colônias foram os novos-humanos. Em fim, esse fator demonstra a desigualdade social. Os que provieram de famílias ricas hoje em dia são geneticamente perfeitos, porém os de baixa renda se transformaram em mutações genéticas, anomalias da natureza. Essas raças se dividem em dois mundos diferentes que se encontram na linha traçada entre a lei e a ordem. Não sabendo coexistir os seres orgânicos deram lugar às máquinas, que subliminarmente governam as galáxias. Assim, a sociedade falida se arrasta sob o peso do “O Governo” enquanto se afunda numa infindável dívida externa com a nações extra-terrestres. Para tornar um cenário infernal como este num lugar suportável, os governantes multiplicaram a geração de entretenimento. Agora, tudo é game, lazer, diversão, internet... Tudo é tão empolgante, tão estimulante, tangível, que se perde o senso da realidade. Em fim: eis aqui o cenário de Bionética, agora, tudo o que tens a fazer é sobreviver! Mas não se preocupe, se você não conseguir, não fique triste, basta uma cápsula de “xantina” para começar um novo dia.


Tecnologia, games, drogas etc. Misturado neste fascinante cenário, também são tratados temas como o superaquecimento global, a teoria da conspiração, alteração no eixo da Terra, Teoria da Relatividade, nanotecnologia, robótica, genética e até o quinto elemento. Tudo misturado, num cenário de aventura, adrenalina, conspirações entre mega-empresas, ficção alucinógena, mas tudo inteiramente verossimilhante. Todo o cenário de Bionética foi baseado em especulações sobre o futuro, como respaldo, temos pesquisas desenvolvidas por cientistas e pesquisadores sobre o futuro. Este cenário foge dos antigos cenários de futuro onde se tornavam clichês os veículos, armas e cenários urbanos. Aqui é diferente, o desafio esta em você conseguir imaginar algo tão alucinante que transcende a mente humana. Bionética não é só um jogo, mas o resultado da evolução de um projeto acadêmico criado em 2001 que vem sendo desenvolvido até os tempos de hoje. Por ter essa alternativa de se incutir valores e questões sociais, é possível se utilizar deste jogo como uma ferramenta de ensino sendo utilizado em sessões piloto de tratamento psicológico e em aulas com professores, que seguem a linha do entertainment-education.

Esse jogo é considerado extraordinário por apresentar inúmeras alternativas adicionais, diferenciando-se dos demais RPGs, além de uma dinâmica de jogo flexível: regras próprias para mestria e até novas maneiras de se jogar não baseada em dados. É um jogo complexo recomendado para maiores de 18 anos que sejam criativos e que tenham coragem de encarar uma verdadeira aventura, porque saiba que, ao conhecer o Bionética, daqui em diante ninguém nunca foi tão longe...

LEONARDO ZEGUR
Designer e Compositor de Jogos

   
 
 
 
 
 
1