Page archived courtesy of the Geocities Archive Project https://www.geocitiesarchive.org
Please help us spread the word by liking or sharing the Facebook link below :-)


SANGUE-2

 

LEUCÓCITOS:

Também chamados de glóbulos brancos, são as células responsáveis pela defesa de nosso corpo.

Cada milímetro cúbico de sangue contém aproximadamente 6.000 a 8.000 leucócitos.

Existem 5 tipos de leucócitos:

Os 3 primeiros tipos (neutrófilos, eosinófilos e basófilos) apresentam grânulos citoplasmáticos. Por isso são também denominados granulócitos.
Já os monócitos e linfócitos não apresentam grânulos citoplasmáticos. Por isso são conhecidos como agranulócitos.

Devido ao aspecto do núcleo, neutrófilos, eosinófilos e basófilos são conhecidos como polimorfonucleares, enquanto que monócitos e linfócitos são conhecidos como mononucleares.

Os quatro primeiro tipos de leucócitos citados acima (neutrófilos, eosinófilos, basófilos e monócitos) são produzidos na medula óssea, a partir de uma célula-mãe chamada mieloblasto.

Já os linfócitos são produzidos em diversos tecidos denominados linfóides (gânglios linfáticos, amigdalas, adenóides, timo, apêndice, etc.) e são todos derivados de uma célula primordial linfocítica. Os linfócitos atuam de uma forma diferente dos demais leucócitos. São responsáveis por um sistema de defesa denominado sistema imunológico.

PROPRIEDADES DOS LEUCÓCITOS:

Em quase todos os tecidos de nosso corpo existem células de defesa habitando tais tecidos, desempenhando o papel de uma primeira linha de defesa nesses tecidos quando invadidos por algo estranho, que deveria ser imediatamente eliminado. Tais células de defesa, fixas e teciduais, são denominadas macrófagos. Os macrófagos são células com grande poder de fagocitose.
Eis alguns exemplos de macrófagos e os tecidos onde habitam: Os monócitos, que são células sangüíneas e, portanto, circulantes, são capazes de se transformarem em macrófagos (células fixas e teciduais) quando atravessam a parede de capilares e se fixam em tecidos.
Com isso os monócitos e os macrófagos formam um importante sistema de defesa de nossos tecidos contra seres ou células estranhos que constantemente tentam nos mesmos se proliferar. Este sistema de defesa formado por monócitos e macrófagos é denominado sistema retículo-endotelial.

Copyright - 1999 - Milton Carlos Malaghini

 RETORNA

 [HOME] [NOSSA FISIOLOGIA] [RESUMOS DE AULAS]

1