geocities mirror

geocities mirror

geocities archive

geocities mirror

geocities mirror

geocities archive

geocities archive

geocities mirror

geocities mirror

geocities archive

geocities archive

geocities mirror

geocities mirror

geocities archive

geocities archive

geocities mirror

visitas

Atualizado a cada 15 dias

1-

Uma grande poesia: a realidade como ela é. 19/01/2000

2 -
Porque não devemos acreditar em astrologia 10/01/2000

3-

Pode-se acreditar ao mesmo tempo em Deus e no Big Bang? Proposto pela revista Astronomy em 1998

4-

A importância de se transmitir conhecimentos científicos 27/01/2000

geocities mirror

geocities mirror

geocities mirror

APRESENTAÇÃO

Cada um de nós já se admirou um dia com o fato de estarmos vivos e conscientes, e quão incrivelmente imenso e belo o universo é. A religião e a filosofia originaram-se em nossa tentativa de darmos sentido a tais questões existenciais. Então, com o Iluminismo, as bases do método científico foram estabelecidas, e nos últimos três séculos, nossa espécie entrou numa era tecnológica. Descobrimos que o universo é muito maior e mais complexo do que poderíamos ter imaginado somente com o auxílio da religião e da filosofia. Por que isto? Porque a ciência parece ser um caminho melhor na busca da verdade? A resposta, novamente, tem a ver com o método científico. Diferentemente da religião e da mitologia, as explicações científicas são facilmente descartadas, se não concordam com experimentos. Outros sistemas de pensamento, como a religião, são atrapalhados pelo dogma e por revelações supostamente verdadeiras e indiscutíveis. Apesar de a filosofia ser importante por tentar estabelecer, entre outras coisas, as próprias fundações sobre as quais as ciências situam-se, na verdade os filósofos nunca se preocupam em realizar ou imaginar experiências que possam validar ou refutar suas hipóteses. Assim, a história da filosofia é mais importante para os filósofos do que a história da ciência o é para os cientistas, pois nenhuma teoria filosófica jamais foi provada ou rejeitada, como as teorias científicas

Este site é sobre todas as maravilhas que podemos aprender sobre o universo devido à ciência. Não há um assunto principal aqui, todos os ramos do conhecimento são interessantes. Aqui você poderá ler ensaios sobre astronomia, física, química, biologia, genética, evolução, origens da mulher (e do homem, é claro), conexão mente-cérebro, e assim por diante.

Por último, mas não menos importante, além do sentimento de nos tornarmos melhores seres humanos que o aprendizado das ciências traz, existe também uma importante necessidade, atualmente, de uma melhor educação científica. A população humana agora é tão grande e poderosa que muitas de nossas ações podem afetar todo o planeta. Através de decisões políticas podemos conseguir importantes mudanças. Uma população sem conhecimento científico é uma perigosa possibilidade para o futuro. Apesar da principal preocupação deste site não ser o combate ao misticismo, creio que esta atividade é parte do esforço para tornar pessoas mais esclarecidas e o mundo melhor.

Bruno Maçães

Aviso de Copyright

-Ó 2000 Bruno Macaes. De acordo com tratados internacionais (Circular 38a U.S. Copyright Office), todos os trabalhos originais publicados neste website tem seus direitos autorais automaticamente assegurados, mesmo quando ainda não registrados.

1

[Hide Window]
This page is an archived page courtesy of the geocities archive project 
Report this page